VEREADORES MIRINS 2026
MESA DIRETORA POR ACLAMAÇÃO
Presidente Isabelli Amanda Scheer MattuelaVice presidente Maria Eduarda da Costa Vargas
1° Secretaria Maria Clara dos Santos Magedanz
2° Secretario Francisco Guilherme Meier
Gabriel Pereira da Silva
Maria Clara dos Santos Magedanz
Giane Klein Dahmer
Isabelli Amanda Scheer Mattuela
Davi Mildner
Elizabet Eloísa Birck Baum - Suplente
Hiago Weirich Ebeling
Bruno Eduardo Knevitz
Francisco Guilherme Meier
Maria Eduarda da Costa Vargas
Pedro Augusto Pivatto Luersen - Suplente
Sessão 10 de junho de 2026
Pronunciamento Vereadora Mirim: Elizabet Eloísa Birck BaumBoa noite, senhor Presidente da Câmara, senhores Vereadores, demais autoridades e público presente.
Nós, Vereadores Mirins da escola Municipal de Ensino Fundamental Arco-Íris, gostaríamos de fazer um convite especial a todos os vereadores desta Casa Legislativa para participarem da nossa Festa Junina, que será realizada no dia 19 de junho, com início às 18horas e 45minutos, em nossa escola.
Será uma noite muito especial, com diversas apresentações dos alunos, valorizando a cultura e as tradições juninas, além de muitas comidas típicas preparadas com carinho para toda a comunidade escolar e seus convidados.
Ficaremos muito felizes com a presença dos senhores vereadores em nossa festa.
Aproveitamos também para compartilhar que este ano tem sido muito produtivo em nossa escola. Estamos trabalhando com as apostilas em sala de aula, o que tem contribuído significativamente para o nosso aprendizado e desenvolvimento. Temos realizado muitas atividades e adquirido novos conhecimentos, tornando este um ano de muito crescimento para todos nós.
Essa semana tivemos também a primeira etapa da OMEP- Olimpíada Matemática das Escolas Públicas e estamos na expectativa para saber os resultados.
Desde já, agradecemos a atenção de todos!
Muito obrigado!
Escola Arco-Íris
Senhor Presidente, colegas Vereadores Mirins, autoridades presentes e comunidade escolar.
Gostaria de destacar algumas ações importantes que estão acontecendo em nossa escola e também apresentar sugestões para melhorar ainda mais o ambiente escolar.
Nossa escola está realizando uma campanha permanente de coleta de materiais recicláveis. Estamos arrecadando garrafas PET verdes, garrafas PET transparentes (ou brancas), tampinhas plásticas e latinhas de alumínio. Os materiais podem ser entregues na escola durante todo o ano. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, essa iniciativa desenvolve a consciência ambiental dos estudantes e da comunidade.
Também queremos registrar a importância dos investimentos realizados em nossa escola, como a pintura e o revestimento da quadra de esportes e a revitalização da pintura dos prédios escolares. Esses espaços mais bonitos e bem conservados proporcionam um ambiente mais acolhedor e adequado para o aprendizado.
Como representantes dos estudantes, gostaríamos ainda de apresentar um desejo muito especial dos alunos: a implantação de um laboratório para experimentos. Acreditamos que aprender na prática torna as aulas mais interessantes, facilita a compreensão dos conteúdos e desperta ainda mais a curiosidade científica dos estudantes. Um laboratório seria um importante investimento para a educação e para a formação dos alunos.
Aproveitamos também para convidar toda a comunidade para participar da nossa Festa Junina, que acontecerá no dia 26 de junho de 2026. Será um momento de integração, cultura, diversão e valorização das tradições, com apresentações, comidas típicas e muitas atrações para as famílias.
Convidamos ainda a todos para prestigiar a nossa Mostra Científica, que será realizada no dia 20 de agosto de 2026. Nesse evento, os estudantes apresentarão pesquisas, experimentos e projetos desenvolvidos ao longo do ano, compartilhando conhecimento, criatividade e aprendizado com toda a comunidade.
Contamos com a presença de todos!
Muito obrigado.
Escola Santo Antônio
Sessão 11 de março de 2026
Aluna: Giane Klein DahmerBoa noite presidente da Câmara Mirim, vereadores mirins e senhores vereadores municipais e demais presentes.
Gostaria de iniciar agradecendo pela oportunidade de fazer parte da Câmara Mirim. Para nós, estudantes, é muito importante poder participar, aprender mais sobre a cidadania e ter um espaço para compartilhar ideias que podem contribuir com a nossa escola e com a nossa comunidade.
Também gostaria de compartilhar uma novidade importante sobre a nossa escola neste ano. Em 2026, passaremos a trabalhar com apostilas como parte do nosso material de estudo. Junto com as apostilas, cada aluno também receberá materiais de literatura, com livros de leitura que irão incentivar o hábito de ler, imaginar e aprender cada vez mais.
Estamos com muitas expectativas para este ano letivo. Acreditamos que, com esses novos materiais, poderemos construir aprendizagens ainda mais significativas, desenvolvendo nossos conhecimentos e nossas habilidades dentro e fora da sala de aula.
Além disso, nossa escola recebeu chromebooks, que irão ajudar muito nas atividades e nas pesquisas realizadas em sala de aula. Com esses equipamentos, teremos mais oportunidades de aprender usando a tecnologia, tornando as aulas ainda mais interessantes e dinâmicas.
Para que possamos aproveitar ao máximo esses recursos, também precisamos melhorar o sinal de internet da escola. Por isso gostaríamos de solicitar alguns equipamentos que podem ajudar muito nesse sentido, como roteadores e um switch, garantindo uma conexão melhor para todos os alunos e professores.
Acreditamos que investir na educação é investir no futuro. Com bons materiais, tecnologia e uma boa conexão, teremos ainda mais condições de aprender, pesquisar e crescer.
Muito obrigada pela atenção!
Aluna: Maria Eduarda da Costa VargasBoa noite a todos!
Cumprimento os vereadores, professores, colegas, familiares e todas as pessoas presentes nesta sessão. Eu, juntamente com meus colegas Hiago Weirich Ebeling, Bruno Eduardo Knevitz, Francisco Guilherme Meier e Pedro Augusto Pivatto Luersen, queremos agradecer pela oportunidade de participar do programa Vereador Mirim. Para nós é uma grande honra representar a nossa escola e também os nossos colegas. Gostaríamos também de agradecer pelas melhorias realizadas na nossa escola, especialmente pelo novo piso e pelas arquibancadas, que contribuíram para tornar o espaço mais adequado e confortável para os estudantes.
Assumimos o compromisso de ouvir as ideias dos nossos colegas e trazer sugestões que possam contribuir para melhorar ainda mais a nossa escola e a nossa comunidade.
Acreditamos que a cidadania começa quando participamos, respeitamos as pessoas e buscamos fazer a diferença por meio de pequenas atitudes.
Esperamos aprender muito com esta experiência e contribuir da melhor forma possível durante nossa participação no projeto.
Muito obrigada.